segunda-feira, 12 de março de 2012

Secretaria de Saúde de Ceará descarta novo surto de gripe A

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) descarta a possibilidade de um novo surto de gripe H1N1, também conhecida como gripe A. De acordo com o coordenador de proteção e promoção à saúde do Ceará, Manoel Fônseca, é normal que surjam casos isolados da doença. Duas mulheres que estavam grávidas estão internadas com gripe H1N1 na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza.
De acordo com o diretor do hospital, Carlos Augusto Alencar Júnior, uma das pacientes é do município de Beberibe, no litoral Leste do Ceará, e a outra mora no Bairro Jangurussu, em Fortaleza. A paciente de Beberibe foi submetida a um parto e o bebê está internado na UTI Neonatal. No outro caso, a mulher perdeu o bebê.
A mulher que mora em Beberibe teve contato com o vírus H1N1 durante o carnaval, segundo o coordenador Manoel Fonsêca, quando recebeu muitas visitas em casa. No caso da moradora do Bairro Jangurussu, familiares informaram que a mulher tem contato constante com crianças.
Fonsêca destaca que o surto registrado no ano passado no município de Pedra Branca, a 261 km de Fortaleza, só aconteceu porque a pessoa com o vírus estava em uma sala de aula com outras pessoas. O médico também informou que não será antecipada a vacinação contra gripe A, marcada para o mês de abril. Os municípios de Beberibe e Fortaleza possuem doses suficientes de Tamiflu, ainda segundo o coordenador de proteção e promoção à saúde do Ceará.
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário