terça-feira, 13 de março de 2012

CEARÁ É O TERCEIRO MAIOR ESTADO EXPORTADOR E SEXTO MAIOR PRODUTOR DE MEL NO BRASIL

O Estado do Ceará é o terceiro maior exportador e o sexto maior produtor de mel no país. Isso é o que mostra uma pesquisa divulgada, nesta terça-feira (13), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Segundo o estudo,  a produção de mel no Estado aumentou 322%, em dez anos, o que elevou de 3% para 7% a participação.
Em 2002, o valor exportado pelo Ceará foi de US$ 3,4 milhões, enquanto que, em 2011, foram exportados US$ 12,7 milhões do produto. Mesmo com o grande aumento, quem lidera as exportações no país é o Estado de São Paulo, seguido do Rio Grande do Sul.
Poucos municípios exportaram o mel natural no Ceará no ano de 2011, entre eles, Cascavel, Crato, Aquiraz, Limoeiro do Norte e Fortaleza. Os quatro primeiros foram responsáveis por 97,49% do total deste produto enviado ao exterior.
Em 2011, a exportação foi realizada para sete países, com destaque para os Estados Unidos, o principal mercado comprador de mel do país, que recebeu mai de 77% de todo o produto exportado.
Com relação a produção, a liderança é dos estados do Norte e Nordeste. Amazonas vem em primeiro, com um crescimento de 9.000%, seguido do estado de Roraima, com 2.730%, enquanto que a média nacional é de crescimento de 74%. A pesquisa completa você confere no site do Ipece.
FONTE: JANGADEIRO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário