segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Jovens podem ter prioridade nos postos de empregos para Copa do Mundo

A realização da Copa das Confederações e Copa do Mundo pode ajudar a mudar os números da pesquisa realizada pelo Dieese no último ano, que revela que 37,4% dos jovens empregados no Brasil não têm carteira assinada. Só em Fortaleza, 16,7% das pessoas entre 16 e 29 estão desempregadas. Atento a essa oportunidade, o deputado Domingos Neto (PSB-CE) apresentou o Projeto de Lei 1.667/2011, obrigando empresas contempladas com isenções fiscais nesses eventos a terem pelo menos 10% de empregados com idade entre 16 e 24 anos.
O PL acrescenta um novo texto à Lei nº 12.350, que dispõe sobre medidas tributárias referentes à realização dos torneios. Se a proposição for aprovada, cadastrados no Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens (PNPE) terão prioridade nas vagas abertas para a realização dos jogos. Projetos semelhantes de âmbito estadual e municipal também podem manter cadastros de jovens interessados nos postos de trabalho.
Na avaliação de Domingos Neto, o PL busca corrigir uma distorção. “Quando os jovens vão procurar emprego, escutam que precisam de experiência. Mas não é possível ter experiência sem a primeira oportunidade. É justamente nisso que a abertura de vagas nesses grandes eventos pode ajudar”, avalia.
O projeto está de acordo com as recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o órgão, em 2010 havia no mundo 75,1 milhões de jovens desempregados, uma taxa de 12,7%. Para reverter o quadro, a OIT recomenda o desenvolvimento de políticas públicas focadas no trabalho juvenil e investimentos em educação e formação dos jovens.
Com Informações Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário