sábado, 5 de novembro de 2011

ENEM: LIMINAR CAI E ITENS SÃO ANULADOS SÓ PARA 639 ALUNOS

Durou quatro dias a liminar concedida pelo juiz da 1ª Vara Federal, Luís Praxedes Vieira da Silva, em favor do Ministério Público Federal (MPF) para a anulação de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo Brasil. Ontem pela manhã, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, acatou recurso do Ministério da Educação (MEC) pedindo a derrubada da decisão. A solicitação foi protocolada na tarde anterior.
Com isso, somente os 639 alunos do colégio Christus, em Fortaleza, terão os itens cancelados. A escola é alvo de investigação da Polícia Federal por ter distribuído, dez dias antes do Enem, apostila contendo pontos idênticos ou muito parecidos com o pré-teste aplicado em outubro do ano passado. “Anular ‘somente’ as questões dos alunos beneficiados não reestabelece a isonomia. (...) De outro lado, anular as questões para ‘todos’ os participantes também não restauraria a igualdade violada. (...) Seja como for, a anulação geral também não seria neutra, ou seja, o resultado do Enem seria afetado, e a lista de aprovados nos vários vestibulares sofreria alterações mais ou menos significativas”, argumentou Lima.
O total de itens cancelados, porém, chegará a 14. Em primeira mão, o MEC confirmou ao O POVO ontem que vai desconsiderar a questão 25 do caderno amarelo de Ciências Humanas e suas Tecnologias dos concluintes do Christus.
Até então, o Ministério apenas cogitava a medida, também reivindicada pelo procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, em âmbito nacional. Ele protocolou pedido na 1ª Vara Federal. A resposta deve sair até segunda-feira, 7. “Entendemos que ele tem razão. Na verdade, sempre falamos em 14”, pontua o secretário especial do MEC, Nunzio Briguglio.
(Com informações do o Povo Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário