terça-feira, 8 de novembro de 2011

CHAVAL, URUOCA E SENADOR SÁ; SERÃO CONTEMPLADOS PELO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios. Para o Ceará, serão destinadas 85 unidades, em 81 municípios,sendo Chaval,Senador Sá e Uruoca  municípios cearenses beneficiados com as Academias da Saúde . O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi).
- As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro. Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade.
Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória. Os secretários de saúde destes municípios receberam, durante a Expoepi, uma homenagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Confira a lista dos municípios cearenses beneficiados com as Academias da Saúde:
Acopiara Aiuaba, Amontada, Aquiraz, Aracati, Aracoiaba, Araripe, Aratuba, arneiroz, Barbalha, Baturité, Beberibe, Brejo Santo, Canindé, Capistrano, Caridade, Cariús, Carnaubal, Cascavel, Caucaia, Cedro, Chaval, Choró, Chorozinho, Crateús, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Farias Brito,General Sampaio, Groaíras, Guaiúba, Hidrolândia, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga , Icapuí, Icó, Iguatu, Ipu, Ipueiras, Irauçuba, Itaitinga, Itapiúna, Itarema, Itatira, Juazeiro Do Norte, Limoeiro Do Norte, Maracanaú, Milagres, Miraíma, Morada Nova, Morrinhos , Mucambo, Novo Oriente, Pacajus, Pacatuba, Palmácia, Paramoti, Pereiro, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Redenção, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Salitre, Santana Do Cariri, Senador Sá, Sobral, Tamboril, Tarrafas, Tejuçuoca, Tianguá, Trairi, Umirim, Uruoca, Várzea Alegre, Viçosa Do Ceará.

Com Informações do Portal CNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário