sábado, 26 de novembro de 2011

Camocim é lugar ideal para estaleiro no Ceará,diz estudo

Clique para Ampliar
A informação foi confirmada na manhã de ontem por uma fonte da Transpetro, mas governo mantém estudo em sigilo
Rio. A enseada de Camocim, na região norte do Estado, é o melhor local para construção de um estaleiro naval, conforme estudo realizado pela Transpetro, em cinco áreas do litoral cearense. Além de produzir navios para transporte de combustíveis, o lugar seria ideal para erguer um novo porto, para transporte de minério de ferro, matéria prima disponível em jazidas existentes na região e que aos poucos começa a ser extraída e exportada pelo Ceará.
A informação foi confirmada na manhã de ontem, por uma fonte da Transpetro, durante cerimônia de lançamento ao mar, do navio petroleiro Celso Furtado, a primeira embarcação construída em estaleiro brasileiro para o Sistema Petrobras, nos últimos 14 anos.
Sem investidores
O estudo para construção de um novo estaleiro no Ceará já foi entregue ao governo do Estado, que o mantém em sigilo, tendo em vista que a construção do equipamento ainda carece de investidores interessados no empreendimento.
O levantamento da área ideal à construção de um estaleiro de grande porte começou a ser feito pela Transpetro, há cerca de um ano e meio, após a Prefeitura de Fortaleza denegar o projeto de instalação de um equipamento semelhante na Praia do Titanzinho. O governador Cid Gomes negocia com empresários espanhóis, a construção de um estaleiro de pequeno porte, mas em Paracuru, para produção de barcos de fibra de vidro.
(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário