sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MARTINÓPOLE PARTICIPA DO I SALÃO TERRITORIAL DO LITORAL EXTREMO OESTE EM ACARAÚ

O encontro lança o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) e debate sobre gestão e controle social das políticas públicas.
Representantes do município de Martinópole participaram durante os dias 18 e 19 de outubro, em Acaraú  do I Salão Territorial do Litoral Extremo Oeste. O encontro promove o lançamento do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) e debate sobre gestão e controle social das políticas públicas. São discutidos também a restruturação dos Comitês Territoriais e a preparação para a realização do II Salão Estadual dos Territórios.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, compareceu ao evento e ressaltou a importância da organização dos colegiados territoriais para ampliação das políticas públicas. O secretário deixou clara a intenção de realizar um trabalho de forma compartilhada. “Queremos trabalhar ligados aos movimentos sociais como Fetraece, MST, ONGs, Associações e com o conjunto de entidades e prefeituras porque precisamos da união de todos”, frisou.
Nelson Martins pediu que as associações se organizem para que os recursos dos projetos sejam liberados e lembrou que “não há demanda se não houver projetos elaborados”. Para Nelson, quanto maior e mais fortalecida for a organização do território, com maior brevidade poderão ser executadas as políticas públicas.
De acordo com representante do Instituto Agropolos, Josafá Martins, o Salão Territorial de Acaraú é o momento para explicitar o PTDRS, desenvolvido e validado em plenárias com participação ampla de diversos seguimentos sociais. “Esse plano já está sendo base para o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), para nortear ações voltadas para o Território Extremo Oeste”, destacou.
Representantes dos municípios de Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Morrinhos e Uruoca foram recepcionados ao som dos tambores da apresentação dos índios Tremembés, que dançaram o “Toré” e “Torém”. O secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR), Marcos de Castro, proferiu palestra com o tema Gestão e Controle Social das Políticas Públicas.
Colaboradora: Jornalista Amanda Capistrano
(Secretaria de Desenvolvimento Agrário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário