sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DIVISA EM LITÍGIO: MORADORES DO PIAUÍ SÃO ATENDIDOS NO CEARÁ

Clique para Ampliar
Sobral. Os moradores da cidade de Cocal dos Alves, no Piauí, vêm para Viçosa do Ceará serem atendidos diariamente, no posto de saúde localizado na fronteira pelo lado cearense. "A determinação do prefeito Pedro da Silva Brito é de atender a todos, independente de Estado. Mas o ônus fica com a gente e o bônus com o Piauí", reclama o secretário de Infraestrutura de Viçosa, Sérgio Fonteles.
Fonteles cita um fato que aconteceu no censo do ano passado para ilustrar a questão. "O pessoal de Cocal dos Alves queria ser registrado como cearense e não como piauiense. O caso foi parar na Delegacia de Polícia lá da cidade deles, onde os moradores reclamaram que queriam ser anotados como cearenses. Mas os recenseadores do IBGE, com o tal do georeferenciador, indicaram estes habitantes, que recebem benefício no Ceará, como piauienses".
São cerca de 100 famílias nessa situação que, segundo Sérgio Fonteles, vêm para o Ceará em busca de melhor atendimento tanto na área de Saúde, como Educação.
Outra questão grave acontece entre Granja (CE) e Cocal (PI). Cerca de mil pessoas não sabem exatamente a quem pertencem. O censo de 2010 oficialmente contou 700 para Cocal e 300 para Granja. Mas Granja diz que estas mil pessoas vêm para o Ceará buscar Saúde e Educação. Não há, entretanto, conflito entre os dois Estados em relação ao cadastro do Bolsa Família. "O que recebemos aqui foram remanescentes de Martinópole e Viçosa", informa o responsável pelo cadastro de Bolsa Família em Granja.
(Com Informações do Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário