terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ceará está entre os estados com risco muito alto de epidemia de dengue

O Ceará está entre os estados de risco muito alto para epidemia de dengue no país no próximo verão (2011/2012). De acordo com as autoridades de saúde, isso ocorre porque o mosquito Aedes aegypti se prolifera com maior facilidade em locais mais quentes. Outros motivos apontados são a falta de conscientização da população e o fato de dois vírus estarem circulando ao mesmo tempo no país: tipo 1 e tipo 4.
O Ceará ultrapassou a marca de cinquenta 50 mil casos de dengue este ano. A informação é do último boletim publicado pela Secretaria da Saúde do Estado, Sesa, nesta sexta-feira (30).
De janeiro a setembro de 2011 foram notificados 85.870 casos suspeitos. Deste total 50.449 foram confirmados. A Sesa aponta ainda que 56 pessoas morreram este ano vítimas de dengue.
De acordo com o Ministério da Saúde, além do Ceará, outros estado com risco muito alto são: Rio de Janeiro, Pernambuco , Amapá, Piauí, Maranhão, Paraíba, Amazonas, Sergipe e Bahia. Outros sete estados têm risco alto de epidemia, são eles: Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Minas, Pará, São Paulo e Tocantins.
Epidemia
A epidemia de dengue geralmente ocorre pela junção de três fatores, como a água, o calor e a grande quantidade de mosquitos. Segundo autoridades, a maior parte dos casos de foco ocorrem em espaços privados. Por isso, a colaboração da população é fundamental para combater a doença.
(Redação Jangadeiro Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário