segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Após 63 dias de greve, professores voltam às aulas

professores passeata
Após 63 dias de greve, os professores da rede estadual de ensino estão retornando às aulas. Na última semana, docentes e representantes do governo do Ceará sentaram para dialogar e tentar chegar num consenso. Em assembleia realizada na última sexta-feira (7), os professores decidiram suspender a paralisação. Enquanto os estudantes voltam às salas de aula nesta segunda-feira (10), o Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc) se reúne com a Secretaria de Educação (Seduc), com a Secretaria de Planejamento (Seplag) e com a Secretaria de Finanças (Sefaz).
A reunião que acontece hoje, a partir das 14 horas, na Seduc, terá importância decisiva para o futuro da negociação entre Governo e o sindicato Apeoc. Participam representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil.
Os dois lados vão discutir a maior reivindicação dos professores durante toda a paralisação: o piso salarial nacional para professores com repercussão em toda a carreira. A expectativa da Apeoc para a reunião é que aconteça uma discussão sobre o orçamento do estado, para que fique claro o impacto da proposta dos docentes sobre as finanças do governo.
Na volta às aulas, o sindicato orienta os professores para que retomem o diálogo com alunos e pais de alunos, sobretudo para explicar os motivos da paralisação e avisar que a greve não chegou ao fim, mas foi suspensa para que se analise possíveis avanços na negociação com o governo.
O secretário-executivo de Educação, Idilvan Alencar, informou que até fevereiro de 2012, no máximo, todas as escolas terão encerrado o atual ano letivo, que está atrasado em razão da paralisação.
Também a partir de hoje, segundo a Apeoc, as escolas começam a montar seus calendários de reposição das aulas que deixaram de acontecer. Cada escola terá seu próprio calendário, já que a adesão à greve variou em cada unidade escolar.
Com informações do O Povo/CNews 

Nenhum comentário:

Postar um comentário