segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Agricultores esperam colher 100 t de mamonas em Uruoca

Com a regularidade das chuvas na cidade de Uruoca, agricultores esperam colher cerca de 100 toneladas de mamonas em 2011, superando em mais de 13 vezes as sete toneladas colhidas em 2010. O município já é o segundo maior produtor de mamona da região, devido aos incentivos do governo do Estado do Ceará e ao Programa do Biodiesel do governo federal.
Segundo dados da prefeitura, Uruoca tem atualmente 13 mil habitantes, dos quais 70% sobrevivem de agricultura familiar. Atualmente, 300 famílias do município participam do programa do biocombustível e têm na mamona a principal fonte de renda.
“A Petrobras entra com a assistência técnica. São três técnicos (engenheiros agrônomos), cada um com 100 famílias. E o governo do estado entra com o incentivo, para cada hectare plantado são R$ 200,00, que o produtor recebe, limitado a três hectares por propriedade”, explica o secretario de agricultura de Uruoca, Caetano Farias.
De acordo com a prefeitura, Uruoca está em plena colheita da mamona, são mais de 600 hectares plantados. “A gente compra com o dinheiro da mamona tudo o que a gente precisa”, diz o produtor João Climico Lista que vende 100 sacas de mamona, por até R$ 2 mil.
O cultivo da mamona é realizado, preferencialmente, por pequenos produtores da região. Além do plantio de seis meses, os agricultores são responsáveis por separar a casca do caroço que é transformado em biocombustível.
(Com Informações do G1 CE)

2 comentários:

  1. Esta semana estará no ar o blog URUOCA DE PRIMA, confiram, estamos convidando para parcerias

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem? Sou Locutor, Marconi Alves natural de Saboeiro-(CE), e como o amigo da comunicação gostaria de ter tbm o meu blog:http://www.talentosforcajovem@blogspot.com/divulgado em sua lista de blogs. Sempre leio o seu blog, é muito bom. Sucesso!
    Email.talentosforcajovem@gmail.com
    msn:marconi_alves13@hotmail.com

    ResponderExcluir