quarta-feira, 29 de junho de 2011

MARTINÓPOLE ESTÁ NA LISTA DOS MUNICÍPIOS QUE TERÃO VACINAÇÃO CONTRA RAIVA

Começa no dia 2 de julho e vai até o dia 6 de agosto a campanha nacional de vacinação contra a raiva. Nesse período, o Ceará realizará a primeira etapa de imunização de cães e gatos, em 84 municípios considerados de risco de raiva, com aplicação de um milhão de doses. A primeira etapa da campanha de vacinação contra a raiva no Estado contemplará os municípios com registro de casos de raiva canina, felina e humana nos últimos três anos, testes positivos para raiva em morcegos em áreas urbanas e municípios vizinhos a áreas de risco.Martinópole está na lista dos municípios que participarão da campanha desse ano.
A vacina anti-rábica não tem contraindicações e os donos devem levar para vacinar os animais a partir dos dois meses de vida, inclusive fêmeas prenhes, evitando vacinar animais doentes. No dia de mobilização, em 2 de julho, os municípios serão responsáveis pela distribuição dos postos de vacinação. A orientação da Secretaria da Saúde do Estado é de vacinar o maior número de animais possível nessa data. Depois, até o dia 6 de agosto, as secretarias municipais de saúde manterão postos de vacinação para imunizar os animais não vacinados.

Em 2010, a campanha de vacinação foi suspensa em todo o país depois de mortes e reações adversas em cães e gatos que haviam sido vacinados. O governo federal decidiu suspender o uso da vacina fabricada pelo laboratório Bio-Vet e usada pela primeira vez em uma campanha nacional contra raiva. Este ano, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será o fornecedor de 32 milhões de doses que o Ministério da Saúde irá distribuir às secretarias estaduais de Saúde ainda em maio. Confira a lista dos municípios (Aqui)


Nenhum comentário:

Postar um comentário